FacebookTwitter

Histórias que se conectam e transformam

Ouvir histórias tem sido o meu ofício por incríveis 25 anos. Como Psicóloga, estudiosa em teorias humana e Coach ouço histórias de líderes, empresários que superaram crises, falência, feridas narcísicas de abandono, rejeição, injustiça, humilhação e traição.

E o que essas e tantas outras histórias têm em comum? Os seus protagonistas conseguiram ressignificar suas próprias histórias de vidas, ou seja, criaram um novo significado e absorveram diversos aprendizados durante o processo. E, entre caminhos que se intercruzam, entre aprendizados e reaprendizados essas histórias me tocaram e ainda tocam, especialmente pelo fato de poder contribuir com os processos desafiadores de cada um auxiliando-os na superação. Ano após ano, tive a chance de contribuir com tantas histórias de meus clientes, para a construção de uma nova narrativa em suas vidas.

Contar histórias ativa emoções e influencia os processos cognitivos. As histórias revelam o que há de mais profundo e verdadeiro no espírito humano. Uma história pode mudar sua visão de mundo, afinal, elas nos transformam e nos inspiram. 

Há alguns anos atrás escolhi o curso de psicologia, essa escolha foi devido ao sentimento que ecoava dentro de mim, um desejo de conhecer as pessoas mais a fundo, os medos, as alegrias, as relações e o que move cada sujeito. Isso sempre me instigou e fascinou. Poder ajudar as pessoas e contribuir de alguma forma é o que me move. Afinal, servir o outro estava na minha história, estava no meu DNA: foi aprendido e inspirado pelos meus pais que não pouparam generosidade em servir o outro.

Hoje o meu trabalho como consultora, psicóloga e coach é ouvir histórias, distintas histórias, histórias tristes e muito tristes, alegres e engraçadas, histórias em preto e branco e também coloridas. Enfim, histórias da vida como ela é. No espaço que se conta e ouve histórias, surgem como em um passe de mágica: insights, sorrisos, lágrimas, soluções, aprendizados, luz, tomada de consciência e o vislumbre de uma vida nova.

O que fascina no meu trabalho de Coach é a possibilidade de me conectar com as histórias de outras pessoas e ao me conectar uma luz se acende e encontra no recurso do amor, a mais poderosa fonte de ressignificar uma história.

Todas as experiências pelas quais passamos ao longo da vida foram importantes para nos transformar. Os nossos erros, frustrações, escolhas erradas e vitórias nos ensinam muito. Abraçar os aprendizados que a vida nos ofereceu, se permitir aprender com esses erros e acertos é a grande oportunidade para você reescrever sua história e dar um sentido fascinante a sua vida, muitas vezes inimaginável.

O que me move é a possibilidade de ajudar o outro a modificar a percepção que se tem acerca da própria história, é ter um olhar livre de julgamento.

O poder intrínseco nas histórias pessoais do processo de coaching é perceptível. O Coach ouve a história e auxilia a pessoa a ampliar a sua percepção e a tomar consciência de informações que ainda estavam inconscientes e diante disso apoia essa pessoa a definir e chegar ao lugar que deseja. O processo de coaching é a possibilidade de você ressignificar sua história e aprender mais sobre si mesmo.

Eu me conecto com as histórias dos jovens, cheias de sonhos, que somados aos seus potenciais, energia, vitalidade e vontade podem gerar carreiras brilhantes movida pela paixão.

Eu me conecto com as histórias dos profissionais maduros, pela busca incessante por algo maior, um propósito de vida que faça sentido e possa trazer satisfação e realização profissional.

Eu me conecto com as histórias de líderes e empresários que almejam transformar o mundo, desejam fazer algo diferente, colocar seu talento e energia e propor um serviço a alguém.

Enfim eu me conecto com  gente, onde reside a essência da transformação e da vida que pulsa, gente que quer ser protagonista de sua vida, gente que quer fazer a diferença e gente que não tem medo de ir em busca sempre e que sempre terá uma bela história para contar.  E hoje, tenho o propósito de continuar ouvindo histórias, e o desejo de compartilhar todo o meu aprendizado e conhecimento adquirido durante minha trajetória profissional com o maior número de pessoas possíveis. Com isso acredito que posso transformar a vida de mais pessoas que juntas construirão uma história mais equilibrada e realizada.

Márcia Rabello

@ marciarabellopsico

NOS ACOMPANHE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
udemy course download free

Autor