FacebookTwitter

Como engajar uma equipe remotamente

Como engajar uma equipe remotamente

É um grande desafio manter uma equipe engajada em tempos de isolamento social. Isto se agrava mais quando o líder é centralizador e pouco afeito a planejamento e processos. O líder necessita estar sempre atento às competências que necessita desenvolver e ter atitude em direção à mudança, de forma que sua gestão seja cada vez mais efetiva e eficiente. Seguem as 5 ações do líder que contribuem para o engajamento de uma equipe:

1 – Proximidade

  • Busque presença junto ao time, seja por meio de reuniões em grupo ou contatos individuais. Neste período de isolamento social, é muito comum encontrar liderados que estão impactados emocionalmente em função das incertezas. Dê o apoio necessário para mantê-los motivados e envolva-os na construção de novas alternativas.
  • Seja transparente para com o time em relação aos desafios que a empresa ou departamento estão passando e motive a equipe a trazer novas ideias. Mantenha a escuta ativa e avalie a viabilidade de implantação das ideias.
  • Deixe claro para a equipe qual é a meta da empresa ou departamento e, em conjunto, subdividam esta meta em objetivos de curto, médio e longo prazos. Para facilitar esta atividade, utilize a ferramenta Linha do Tempo. Esta ferramenta proporciona uma visão sistêmica.

2 – Planejamento

  • Juntamente com a equipe, utilize ferramentas como Cronograma ou 5W 2H que ajudará a detalhar as atividades necessárias para o alcance dos objetivos, o prazo de entrega e o responsável.

Cronograma

5W 2H

3 – Processos

  • Tenha processos bem definidos e treine a equipe. Neste período de home office, invista um tempo para revisitar seus processos em conjunto com seu time e busque simplifica-los ao máximo. Muitas vezes, menos é mais. Processos enxutos trazem agilidade.
  • Defina os indicadores de desempenho. Meça os resultados e divulgue-os internamente. Isto auxilia na motivação do grupo em direção ao alcance dos objetivos.

4 – Delegação

  • Como disse Steve Jobs, “Concentre-se naquilo que você é bom. Delegue o resto”. É muito comum ver líderes envolvidos com o trabalho operacional. Delegue o operacional e invista mais tempo no tático e no estratégico. Isto lhe ajudará a ver seu negócio ou departamento de uma forma mais sistêmica e a identificar novas alternativas para superar a crise e sair dela mais forte.
  • Identifique o profissional apto a fazer a tarefa. Delegue combinando o prazo de entrega. Caso não haja algum profissional interno apto a fazer a tarefa, treine um colaborador ou avalie terceiriza-la.

5 – Acompanhamento

  • Promova momentos individuais de feedback ou feedforward.
  • Sempre que necessário, treine sua equipe para que ela tenha um desempenho cada dia melhor.
  • Reconheça os bons resultados e premie os melhores, sempre que possível.

@gilvansilva.valorizarte

gilvan@valorizarte.com.br

NOS ACOMPANHE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course

Autor