FacebookTwitter

Como engajar uma equipe remotamente

Como engajar uma equipe remotamente

É um grande desafio manter uma equipe engajada em tempos de isolamento social. Isto se agrava mais quando o líder é centralizador e pouco afeito a planejamento e processos. O líder necessita estar sempre atento às competências que necessita desenvolver e ter atitude em direção à mudança, de forma que sua gestão seja cada vez mais efetiva e eficiente. Seguem as 5 ações do líder que contribuem para o engajamento de uma equipe:

1 – Proximidade

  • Busque presença junto ao time, seja por meio de reuniões em grupo ou contatos individuais. Neste período de isolamento social, é muito comum encontrar liderados que estão impactados emocionalmente em função das incertezas. Dê o apoio necessário para mantê-los motivados e envolva-os na construção de novas alternativas.
  • Seja transparente para com o time em relação aos desafios que a empresa ou departamento estão passando e motive a equipe a trazer novas ideias. Mantenha a escuta ativa e avalie a viabilidade de implantação das ideias.
  • Deixe claro para a equipe qual é a meta da empresa ou departamento e, em conjunto, subdividam esta meta em objetivos de curto, médio e longo prazos. Para facilitar esta atividade, utilize a ferramenta Linha do Tempo. Esta ferramenta proporciona uma visão sistêmica.

2 – Planejamento

  • Juntamente com a equipe, utilize ferramentas como Cronograma ou 5W 2H que ajudará a detalhar as atividades necessárias para o alcance dos objetivos, o prazo de entrega e o responsável.

Cronograma

5W 2H

3 – Processos

  • Tenha processos bem definidos e treine a equipe. Neste período de home office, invista um tempo para revisitar seus processos em conjunto com seu time e busque simplifica-los ao máximo. Muitas vezes, menos é mais. Processos enxutos trazem agilidade.
  • Defina os indicadores de desempenho. Meça os resultados e divulgue-os internamente. Isto auxilia na motivação do grupo em direção ao alcance dos objetivos.

4 – Delegação

  • Como disse Steve Jobs, “Concentre-se naquilo que você é bom. Delegue o resto”. É muito comum ver líderes envolvidos com o trabalho operacional. Delegue o operacional e invista mais tempo no tático e no estratégico. Isto lhe ajudará a ver seu negócio ou departamento de uma forma mais sistêmica e a identificar novas alternativas para superar a crise e sair dela mais forte.
  • Identifique o profissional apto a fazer a tarefa. Delegue combinando o prazo de entrega. Caso não haja algum profissional interno apto a fazer a tarefa, treine um colaborador ou avalie terceiriza-la.

5 – Acompanhamento

  • Promova momentos individuais de feedback ou feedforward.
  • Sempre que necessário, treine sua equipe para que ela tenha um desempenho cada dia melhor.
  • Reconheça os bons resultados e premie os melhores, sempre que possível.

@gilvansilva.valorizarte

gilvan@valorizarte.com.br

NOS ACOMPANHE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free

Autor