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Liderança 4.0, a Arte de Engajar Pessoas

Utilizando das palavras do filósofo Heráclito, “Nada é permanente, exceto a mudança”, entramos no contexto do que estamos vivenciando no modelo de Liderança 4.0. Oficialmente inseridos na Revolução Industrial 4.0 desde 2013, quando em uma fábrica na Alemanha buscou-se operacionalizar todo o seu modo de produção, com o objetivo de vivenciar uma processo sem interferência humana, ,a aceleração dos processos tecnológicos, da internet das coisas e da computação na nuvem, surge também uma nova forma de liderar, gerir pessoas para performarem cada vez melhor, desenvolvendo diferenciais para o negócio que não podem ser escalados e desenvolvidos por máquinas.

O desafio maior do líder 4.0 é transformar o modelo mental da sua equipe, gerar um mindset de crescimento, aquele que compreende que novos desafios, geram a necessidade de novos comportamentos de todos os stakeholders de um negócio.

E quando falamos nas empresas de comercio e serviços, precisamos repensar seus modelos de liderança operacionais e famosos por “apagar incêndios” para modelos estratégicos focados em solução e na antecipação das demandas dos clientes. O líder tem como atividade permanente criar um ambiente positivo, desenvolvendo os pilares como:

Clima Positivo – Ambiente com energizadores como: otimismo, motivação e altruísmo

Comunicação Positiva – Foco na linguagem, encorajamento e apoio, de uma maneira objetiva e sempre equilibrando feedbacks positivos e de melhoria.

Relacionamento Positivo – Um relacionamento de crescimento e desenvolvimento mútuo

Significado Positivo – Um senso de propósito e relevância, onde cada membro entenda seu papel, como contribui e seja valorizado por isso.

 

Estes pilares farão com que o nível de engajamento da equipe aumente, de acordo com Journal of Applied Psychology empresas com alto nível de engajamento da equipe são 22% mais lucrativas, o que  prova a importância do ser humano para aumento da rentabilidade e competitividade da empresa mesmo na era do “tecnológico”. Pensar, repensar, definir estratégias que estejam na área de influência do líder e de sua equipe, e entrar em ação, é o que faz a grande diferença. Entenda seu negócio, entenda o perfil da sua equipe, engaje todos os envolvidos e vá além, isto é liderança 4.0.

Ana Paula Paixão

@ anapaulapaixaooficial

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