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Dicas do Varejo para vender na crise – mineiro come quieto

Quando você pensa num mineirinho…o que vem a sua cabeça? Além do pão de queijo,
que você já pensou aí…o mineiro é conhecido como um sujeito pacífico, que busca
sempre a harmonia, avesso aos conflitos. Outra característica do mineiro é que ele é o
famoso “come quieto”, ou seja, enquanto outros fazem um enorme barulho das suas
realizações, sendo que muitas vezes elas nem deram resultado ainda.
Esse pode ser o caso da loja de bicicleta, que mesmo fechada durante o período de
isolamento social, utilizou a sua lista de clientes, ligou para todos eles oferecendo uma
revisão gratuita e uma manutenção cheia de descontos para esse período em que seu
cliente teria dificuldade de treinar. Este empresário, ao invés de ficar reclamando do
momento, encontrou alternativas e fez o negócio dele rodar. E você, de qual lado
está?
Ah, eu sei…tá do lado que vai seguir em frente fazendo as coisas darem certo, ok?
Então, eu trouxe cinco dicas para o seu varejo continuar vendendo em dias de crise e
isolamento social:
Dica 1: Use as redes sociais e faça publicações diárias. Isso é meio óbvio, certo? Pois é,
além disso, utilize as ferramentas do instagram e facebook para impulsionar as suas
publicações e fazer elas chegarem para mais pessoas. Em tempos de crise e aumento
da audiência nas redes sociais, o custo dos anúncios caiu bastante. Outro ponto, as
pessoas estão cansadas de ver notícias ruins e com mais tempo em casa, querem
conteúdos úteis e humanizados.
Dica 2: Elabore ou utilize listas de clientes para mandar ofertas, promoções ou mesmo
conteúdos úteis. Um médico, amigo meu, criou um grupo no whatsapp para mandar
mensagens diárias passando informações, orientações e notícias úteis para o
momento atual. Assim, ele se aproxima dos clientes (pacientes), reforça sua
autoridade e certamente será lembrado após toda essa tormenta.
Dica 3: Construa parcerias com aqueles que estão chegando até os clientes finais.
Nesse momento, há muitas empresas que estão podendo funcionar ou que estão,
através de delivery, chegando até o cliente final. Você pode fazer parcerias com elas.
Um exemplo é de uma loja de chocolates, que fez uma parceria com uma padaria para
vender seus produtos de páscoa, como os ovos de chocolate.
Dica 4: Faça pré-venda aos seus clientes. Aproveite o momento de dificuldade para
fazer pré-venda ou grandes promoções com os seus clientes. Para fazer caixa, você
pode fazer ofertas de 30, 40, 50% de desconto para seus clientes usufruírem dos

serviços após período de isolamento. Já observei a hotelaria fazendo isso, casas de
festas e até mesmo profissionais como cabeleireiros e dentistas.
Dica 5: Reinvente seu negócio! Aproveite o momento para reinventar o seu negócio. A
crise irá terminar, mas a maneira das pessoas fazerem compras nunca mais será o
mesmo. O componente presencial não será mais fundamental. Como você pode
aproveitar isso para reinventar o seu negócio? Pense, pesquise, analise…como
profissionais/negócios como o seu, estão chegando até o cliente?
Agora que você já viu essas dicas, levanta dessa cadeira e vai fazer alguma coisa para o
seu negócio prosperar!!! Existem muitas oportunidades na crise e você está aí
perdendo muitas delas! Aproveite o momento para fazer diferente e seguir adiante!
Diogo Castro
@diogo.supervendas

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