FacebookTwitter

5 aprendizados que a pandemia nos trouxe para levar em conta na reinvenção do meu negócio

Assim como a temática do evento Semana da Reinvenção dos Negócios, a pandemia do COVID-19 traz diversas reflexões e necessidades de mudanças e práticas na nossa gestão. Tal necessidade, sempre se fez presente, ainda que em ambientes de economia aquecida, ou em pré-aquecimento, como a que vivíamos no primeiro trimestre de 2020. O fato determinante, no entanto, nunca esteve nas questões externas a nossos negócios, mas sempre em quais decisões tomamos a partir da ocorrência das mesmas. Crises vêm e vão, mas há duas coisas em comum a todas elas: irão continuar acontecendo e todas elas passarão de alguma forma. E como você tem se preparado para sair da crise atual? Ou melhor, como você tem se preparado para as próximas que vierem?

 

Abaixo, listo 05 pontos que tenho visto que geram enorme preocupação em empresários de todos os portes

 

  1. Planejamento financeiro é indispensável em qualquer momento da sua organização: Nunca se ficou tão evidente a necessidade do tão falado capital de giro, que se materializa como caixa na sua empresa (disponibilidade, efetivo). Esse capital, é essencial para a sobrevivência em todos os estágios do negócio. O primeiro passo, portanto, é saber qual é o seu número? O capital de giro muda a cada organização, de acordo com seus ciclos (operacional, econômico e financeiro);
  2. Planejamento estratégico não é um belo documento de gaveta ou de parede: mais vale um planejamento em uma planilha simples, com responsabilidades e acompanhamento de resultados, do que um mapa estratégico afixado para que todos os colaboradores vejam a estratégia e os caminhos definidos pelo negócio. Pior ainda, é não ter nenhum deles, é buscar resultados melhores ou diferentes fazendo as mesmas coisas;
  3. Instituição financeira não deve ser encarada como vilã: Todas as empresas no mundo dependem, em alguma medida de instituições financeiras. Não só para captação de empréstimos, mas para executar sua operação, é necessário plataformas que realizem a administração e gestão financeira do negócio. Se você, empresário, já está imerso nessa realidade, aproveite-a da melhor forma possível. A manutenção de um bom relacionamento com a instituição financeira que a organização trabalha, tem sido determinante para passar momentos turbulentos da economia.
  4. Depender de um ou poucos canais de venda pode determinar sua mortalidade nos negócios: Antes da pandemia, diversos profissionais, empresários, consultores, falavam da importância de desenvolvimento de novos canais de vendas, sobretudo o canal digital. Com a pandemia, evidenciou-se a fragilidade de vários negócios que não se abriram antes para essa modalidade e atualmente correm para adentrar nesse mercado. Timing é essencial para decisões de mercado.
  5. Melhoria contínua não é um termo apenas de livros de Gestão da Qualidade: Não se engane, todas as empresas sentiram em alguma medida a crise econômica em decorrência do COVID-19. Talvez as que sentiram menos, estivessem atentas às melhorias constantes em todos os aspectos de sua gestão, com olhar de transformação, mudança, acompanhamento e natural evolução. A evolução é inevitável, e pode ser boa ou ruim. A pandemia evolui de forma negativa no campo da saúde humana, até atingir outro nível de evolução de diminuição de casos e pessoas curadas, por exemplo. Nas organizações a evolução funciona exatamente da mesma forma: o foco central é a adaptação à evolução, e pensar em melhoria contínua é cada vez estar mais preparado para quando esse momento chegar.

 

Para iniciar a reinvenção de seu negócio, portanto, inicie refletindo sobre cada item dentro de sua empresa com as seguintes perguntas:

 

  •         Seu planejamento financeiro, ainda que mitigatório, está funcionando? Se não, reavalie, peça ajuda. Em qualquer situação (com caixa, sem caixa, devedor ou não) você pode aproveitar janelas de oportunidade para seu negócio.
  •     Sua estratégia está levando em conta a mudança de comportamento do consumidor (algo que já é realidade)?
  •         Você está desenvolvendo novos canais de venda para seu negócio?
  •         Como você tem se preparado para a volta do mercado, o já falado “pós-crise”?

 

E lembre-se, ainda que tudo esteja confuso no panorama mercadológico, financeiro, econômico global, há ações que talvez jamais poderiam ser feitas se não fosse essa “parada de emergência” do mundo dos negócios, então, aproveite-as!

Vinícius Souza
@viniciussouzabh

NOS ACOMPANHE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course

Autor