FacebookTwitter

10 HABILIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO 2020

10 HABILIDADES PARA O MERCADO DE TRABALHO 2020

Muito se tem falado e escrito sobre prevenções para Pandemia covid-19, várias são as medidas colocadas pelos governos locais e a cada momento percebemos mudanças implantadas a cada 24 horas. Segundo o pensador Heráclito de Éfeso, A única constante é a mudança” Com tantas mudanças ocorrendo de forma constante, como fica a gestão de pessoas? Como ficam os colaboradores?

Momento difícil para tomada de decisão do RH. Todas as opções da gestão devem ser embasadas nos aspectos legais e de acordo com as medidas que o governo local esteja definindo.

O que esperar do mercado de trabalho durante e pós pandemia?

Durante a pandemia, como já citado, tudo vai depender das medidas do governo local e dos órgãos competentes da categoria. Pós pandemia só o mercado e a reação dele é que vai definir quais políticas devem ser seguidas e/ou adotadas. Na China conforme já apresentado, o grupo empresarial está reagindo a demanda emergente em todas as áreas e já retomando o número de empregos antes da pandemia.

Levantamentos preliminares dão conta de que 75% de toda capacidade produtiva do país foi retomada. A Xiaomi, por exemplo, terceira maior fabricante de smartphones do mundo, anunciou que 90% das suas vendas foram restabelecidas. E a atividade industrial chinesa mostra sinais de crescimento março, segundo o índice PMI. https://www.ibe.edu.br/curva-v-china-retoma-crescimento-economia/

Temos que levar em consideração que foram quase 120 dias de pandemia Chinesa e ainda está em recuperação. Temos que nos preparar ainda para este provável tempo e não se sabe qual nosso percentual previsto de recuperação.

Quanto mercado de trabalho, o que se esperava no Brasil 2020 era uma retomada do crescimento econômico, como de fato estava acontecendo, e de repente chega à pandemia invertendo todo o panorâmico econômico do país.

Governo zera projeção para crescimento do PIB em 2020 por coronavírus. O governo brasileiro praticamente zerou a expectativa de crescimento da economia para este ano. O Ministério da Economia cortou, nesta sexta-feira (20), a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,1% para 0,02%. economia.uol.com.br › noticias › redação › 2020/03/20 .

Em janeiro de 2020, acontecia a Word Economic Forum (WEF), o Brasil despontava como bola da vez para investidores. Pois bem, tudo rolou e agora tudo está diferente no mundo.

Segundo o WEF-20, para o profissional ganhar destaque no mercado de trabalho, 10 habilidades merecem destaque. Vamos analisar cada uma e pensar agora neste momento de pandemia em que vivemos, são validas ainda? Cada um deve refletir e se posicionar para enfrentar os novos momentos que virão.

 

1- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS – Em função do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) em que estamos vivendo, o profissional precisa ter a habilidade voltada para resolução de problemas cada vez mais complexos e mutáveis como os que estão ocorrendo neste momento de pandemia. Esta habilidade vem em 1º. lugar desde 2015 e está sendo exigida como nunca nos setores da economia mundial. 

 

2- PENSAMENTO CRÍTICO – com tantas informações disponíveis hoje pelas redes sociais, é necessário que o profissional tenha critérios de escolha mais estruturado, mais claro, levando em consideração a fidelidade e veracidade dos dados, a lógica e a racionalização de soluções alternativas. Esta habilidade ganhou duas posições em relação a 2015, acredito ser tanto pelo aumento das informações quanto pela velocidade exigida hoje na resolução dos problemas.

 

3- CRIATIVIDADE – Uma habilidade que ganhou 7 posições em relação a listagem de 2015. Nunca se exigiu tanta criatividade e velocidade como neste momento em que estamos vivendo. A criatividade passa a ser fundamental para a tomada de decisões eficazes e eficientes, levando em consideração que o feito é melhor que o perfeito, como dizia Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook “Done is better than perfect’.  Agora é hora da ação, do fazer e se for preciso consertamos durante o voo. Hora de achar alternativas criativas para resolução dos problemas emergentes.

 

4- GESTÃO DE PESSOAS –  Tenho dito que sou RH ate no sangue, pois sou RH-A positivo, mas também considero que gestão de pessoas não é para qualquer um, é preciso gostar de gente, e como diz Abílio Diniz, a empresa é um negócio muito simples composto de PROCESSOS e PESSOAS, nada mais. Ou você gosta de processo e resolve, ou você gosta de pessoas e resolve. Por isto é preciso gostar do que faz. A gestão de pessoas mais do que nunca precisa ser gerida por pessoas que gostem uns dos outros e tenham a capacidade e a habilidade de motivar, desenvolver, identificar e reter talentos. O momento VUCA exige essa habilidade e não dá para ser aventureiro nesta hora.

 

5- TRABALHO EM EQUIPE – Habilidade que perdeu 3 posições em relação a lista de 2015. Porém é uma habilidade obrigatória a todos CEOs. É necessário que o profissional tenha a competência de coordenar suas próprias ações de acordo com as ações das demais pessoas da equipe. Hoje uma habilidade de extrema importância com o trabalho sendo direcionado para home office.

 

6- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RELACIONAL – Esta habilidade se mantém em relação a 2015 na mesma posição. A novidade é com relação a inteligência relacional. Hoje existe a necessidade de domínio do “EU”, do conhecimento interior para que eu possa entender o outro, mas é fundamental conhecer o externo, o outro, o que ele sente, como ele pensa, como ele sonha. Só assim pode-se relacionar com a equipe, com o outro, com o time, de forma cooperativa, transparente e afetiva.

 

7- JULGAMENTO, CORAGEM E TOMADA DE DECISÃO – Habilidade que também se manteve no patamar de 2015. Para tomadas de decisões mais assertivas, em ambientes cada vez mais complexos e voláteis (VUCA) é necessário que os profissionais tenham soluções criativas e rápidas.

 

8- ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO – Nos momentos atuais é uma habilidade altamente considerada e pode até ser considerada com uma colocação melhorada. O ambiente atual exige muito que o profissional seja uma pessoa com a habilidade de execução de serviços alternativos, tenha a capacidade de criação de novos modelos mentais, mindset, que tenha a capacidade de se tornar um servidor, até mesmo free de serviços e modelos alternativos. Ter a capacidade de perceber a exponencialidade ocasional e sair na frente com visão futurista.

 

9- NEGOCIAÇÃO – No mundo atual e principalmente neste momento de pandemia, ter a habilidade de negociação é fundamental. Negociar com todos os stakeholders e com todo o entorno é imprescindível.

 

 

10- FLEXIBILIDADE COGNITIVA – Pelo momento de pandemia, acredito que esta habilidade deva estar em primeiro lugar. Como já citado que vivemos em um mundo VUCA, este é um modelo do quanto o volátil significa. É preciso neste momento ter a capacidade de mudar tudo que foi aprendido, de definir novos caminhos, processos e formas, experimentando o novo, se adaptando e, portanto, sendo flexível como nunca feito.

 

Bem, aí estão as 10 habilidades fundamentais para o profissional do futuro, como definido em janeiro de 2020 em Davos, mas em função do mundo VUCA, mais do que nunca, é preciso ser criativo e experimentar o novo, buscar parcerias e nos prepararmos para a 5ª. Revolução Industrial. 

 

Já estamos vivendo esta revolução, mesmo que pela dor, estamos saindo do sistema analógico em uma velocidade impressionante para o sistema digital.

Há exatos 3 meses passados, falar em trabalho home office, seria impossível. Falar em reuniões on-line, não daria certo. Falar em cooperação e parcerias, seria inviável. Pois é, está tudo aí por “goela abaixo” como dizem.

Então, esteja preparado para o futuro emergente, para a 5ª. Revolução Industrial, procure se adaptar, experimentar, aprender com o novo, viver as consequências que existirão. Busque o autoconhecimento, seja produtivo, pro ativo, mas sem perder a afetividade do ser, afinal, somos humanos em busca da perfeição. Fiquem bem.

 

Willer Amaral 

@willeramaral2

NOS ACOMPANHE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course

Autor